Quem educa as crianças: Os Pais ou os Professores?

20130523132457-20130523132457-pais-e-filhosNo sentido de proporcionar uma formação integral às crianças, pais e professores devem trabalhar em conjunto.

Cada parte tem sua responsabilidade distinta sobre a criança e todos devem estar cientes de seus papéis.

Cabe aos pais o dever de educar, passando valores morais, respeito e de convivência.

O papel dos professores é receber a criança com tais noções adquiridas em casa e complementar esta educação ensinando os conteúdos escolares e preparando o aluno para a vida cultural e profissional.

O problema é que a transformação sócio-política e econômica, de certa forma, foi responsável por uma desestruturação na base familiar e os pais, seja por qualquer motivo, não acompanham com a freqüência esperada o desempenho dos filhos na escola empurrando ao professor o papel que lhes cabem.

  O que importa é que pais e professores devem visar  o objetivo de formar um cidadão preparado para vida, respeitando suas possibilidades e limites. É preciso dotá-los de competência e ajudar no desenvolvimento de habilidades preparando-os para a convivência em sociedade. Como vivemos num mundo onde existem regras tal convivência, muitas das quais as crianças precisam cumprir, a função da escola é mostrá-las para as famílias.

Embora dentro de uma família existam regras de comportamento das quais a escola não interfere, é válido ressaltar que a função dos professores é formar o cidadão com conhecimento suficiente para torná-lo uma pessoa solidária, crítica, ética e participativa, com exigência, conscientização, observação e envolvimento.  Combinando tais ensinamentos com os valores certos ensinados pelos pais, é possível supor que esta criança se tornará um adulto preparado, responsável e de bom caráter.

Os ais anseiam pelo melhor quando o assunto é o bem estar dos filhos e costumam pensar em seus desejos de imediato, diferente dos professores que educam de forma gradual, conforme a idade e capacidade do aluno, pensando no futuro, e não no agora.

O ditado que diz que a educação vem de berço não poderia ser mais verdadeiro, afinal, os pais colocam filhos no mundo para que sigam seus próprios exemplos. Se existem pais que acreditam na educação de seus é de responsabilidade apenas da escola, deveriam repensar a própria condição…

É necessário que os pais e professores trabalhem juntos, mantenham diálogo e façam seus papéis para que assim possam caminhas para frente visando a boa formação da criança.

Fonte: Revista Planeta Kids – Um jeito diferente de informar pais e educadores.