Neste ano de 2017, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco completa 25 anos.

Neste ano de 2017, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco completa 25 anos.

Na manhã do dia 13 de maio, realizou-se a comemoração dos 25 anos do Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco, com uma missa em ação de graças e apresentações dos alunos. Foram momentos de recordações, emoções e de muita alegria.

A história do CAOB foi relembrada no início da celebração da missa pelo diretor, Padre Lelete, que trouxe algumas recordações do início da jornada do Padre Vicente Lourenço Jacob, fundador e primeiro diretor da escola. Foi celebrada uma emocionante missa, com a participação de diversos sacerdotes representantes de outras paróquias que fizeram questão de prestar sua homenagem ao Colégio.

Padre Lelete relembrou a história da escola, desde a ideia inicial de Padre Vicente,  contando com o apoio de Dom Oscar, em 1976, passando pelo início das obras, com o apoio de Dom Luciano, em 1989, até sua inauguração, em fevereiro de 1992.

Como nada, absolutamente nada, se constrói sozinho, senão em parceria e em equipe, nenhum sentido faria ou teria a comemoração sem a presença de todos que fizeram parte desta história. Diversos ex-funcionários e ex-alunos compareceram, foram lembrados e apresentados aos que ali estavam.

 

São 25 anos de história, de construção, de transformação e de evolução, sempre com a Fé Cristã no Processo da Educação.

 

Levantando a bandeira da Fé Cristã no Processo da Educação, lema sempre lembrado por Padre Vicente, à época em que era diretor, todos os funcionários do CAOB, em todos os setores, entendem que educar não é uma apenas uma atividade, é uma arte. Isso porque trabalhar na educação de crianças e adolescentes, participar de seu crescimento, da sua formação de caráter é uma missão que requer mais do que práticas ou técnicas, mas, sim, muito amor.

E foi esse amor pela educação que transformou o Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco no que é hoje: uma escola acolhedora, com o objetivo de proporcionar mais do que uma formação acadêmica, uma educação pautada na fé e em valores éticos e sociais, a fim de preparar o aluno para a vida e a cidadania.

Como dizia o poeta romano Horácio, “as adversidades despertam em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas”. Somos, por isso, gratos a Deus, que nos concedeu força, serenidade e perseverança para seguir o caminho aberto pelo Padre Vicente, para superar as dificuldades e continuar fazendo o caminho, e o caminho, como sabemos se faz caminhando. Que venham mais 25 anos.

Agradecemos pela participação no vídeo em comemoração aos 25 anos do Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco.

Pe Lelete – Diretor do CAOB – 2017

Texto de Professor Lawrence Santos