ENEM – Dificuldades,Desafios e Expectativas

 As pressões sentidas pelos alunos do 3º ano do ensino médio.

No dia 31/10/18, foi realizada a primeira Mesa-Redonda do 3º ano do ensino médio. A partir de um gênero textual abordado no conteúdo de Redação e Expressão, os alunos propuseram a realização do evento com vistas à preparação para o ENEM 2018.  Os temas abordados foram as pressões sentidas pelos alunos do 3º ano do ensino médio: as pressões social, escolar e familiar, a autocobrança e a escolha da profissão.

A mesa foi composta por duas ex-alunas do CAOB, já formadas e com carreiras estabilizadas, Mariana Resende, fisioterapeuta e Hanna Barroso, dentista; a ex-aluna e estudante do 4º período do curso de direito, Eduarda Viana; também foram convidados os professores Juliano e Patrícia; a aluna Letícia Niquini e sua mãe, Lucimar Niquini, a aluna Carolina Rodrigues e seu pai Edson Silva, a aluna e idealizadora do debate, Eduarda Beatriz e a psicóloga especialista em orientação profissional, Gabriela Ferreira.

A mesa-redonda contou com a intermediação do professor Lawrence que, a partir do tema proposto, levantou questões aos convidados que expuseram suas experiências e opiniões. Por vezes, a palavra era dirigida à plateia, composta pelos alunos do 3º JB e convidados do ensino médio,  que poderia fazer colocações ou perguntas aos convidados.

O que se viu durante 2 horas e meia foi uma intensa troca de experiências que foi muito bem recebida pelos alunos. Os convidados deixaram claro que já passaram por essa fase de transição e deram seu testemunho, que foi essencial para que os alunos se sentissem à vontade para fazer perguntas, relatar suas experiências pessoais e darem suas opiniões. Momentos de emoção e alegria marcaram o evento que, sem dúvida alguma, foi extremamente enriquecedor para os alunos, pois contou com todas as vertentes da situação: alunos, professores, pais, uma ex-aluna recente e outras já formadas e uma psicóloga.

Ficou clara a importância desse tipo debate, às vésperas das provas do ENEM, para os estudantes do 3º ano do ensino médio. Assim, se possível, em 2019, será realizada uma outra mesa-redonda com temas relevantes e importantes para os alunos pré-universitários.

No dia 01/11/18, o professor e psicanalista Juliano M. Ferreira conduziu um momento de reflexão e relaxamento dos alunos e após foi oferecido um lanche bem suculento e muito divertido.

O CAOB deseja à todos os alunos, sucesso no ENEM 2018!