CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

A campanha da fraternidade 2019 tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. (Is 1,27).

Você já parou para pensar  qual é o significado do cartaz da Campanha da Fraternidade 2019? Nas próximas  linhas, podemos verificar uma breve descrição do padre Erivaldo Dantas, idealizador da arte.

… “Levando em consideração que as Políticas Públicas dizem respeito a toda a sociedade em suas várias dimensões, e que visam assegurar os diretos humanos mais elementares para que cada pessoa tenha condições de viver com dignidade, busquei ressaltar na arte do cartaz, através de silhuetas, a presença de algumas categorias sociais que considero de suma importância para a reflexão da Igreja e da sociedade.

Confesso que não foi tão simples chegar a essa proposta, uma vez que o tema das Políticas Públicas é muito amplo e de difícil delimitação. Entretanto, creio que, ao abordar esse tema, é impossível não falar de educaçãosaúdemeio ambientemelhor idadea vida no campo e na cidade, por isso busquei de alguma forma representar essas subdivisões sociais na composição final da arte.

Penso que quando falamos de Políticas Públicas, estamos nos referindo à vida “e vida em abundância” (Jo 10,10), e consequentemente da necessidade humana de ter seus direitos não só reconhecidos, mas efetivamente postos em prática, para que cada pessoa possa viver  dignamente.

Desejo que a proposta para o cartaz da Campanha da Fraternidade 2019 possa representar o anseio da Igreja no Brasil de ajudar a sociedade a refletir e reconhecer seus diretos, através das Políticas Públicas, ou, quem sabe, entender e discutir a necessidade da elaboração de novas políticas em consonância com as necessidades humanas da sociedade atual.” – Padre Erivaldo Dantas, com edição do Portal Kairós

Fonte: https://portalkairos.org/tag/explicacao-do-cartaz-da-campanha-da-fraternidade-2019/#ixzz5iEnxPHAd

8ea091d7fe2b25212d488ae73817de55modf