PROJETO INCENTIVO À LEITURA – ENSINO FUNDAMENTAL I

A leitura é muito importante, pois é capaz de provocar sentimentos promover associação do mundo imaginário, estimular a criatividade e a compreensão da realidade. É através da leitura que se obtém conhecimento das mais diversas áreas facilitando, então, a argumentação e vocabulário para a produção de um texto oral ou escrito.

A escola tem grande parcela de responsabilidade no incentivo à leitura, pois promove o hábito nas crianças e estas irão crescer sabendo que a leitura enriquece o conhecimento e, também, a grande importância que ela exerce na vida do ser humano.

Pode-se dizer que é através da leitura que o indivíduo “pega gosto” pela produção de textos, querendo que todos leiam o que escreve.

O ato de ler, também, depende de estímulo e motivação. A prática da leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento e um deflagrador do sentimento e opinião crítica do indivíduo.

Ler onde e quando mais lhe convém, no ritmo que mais lhe agrada, podendo apressar ou retardar a leitura, interrompê-la, reler ou para refletir. Ler o que, quando, onde e como bem entende. Essa flexibilidade garante o interesse contínuo pela leitura, tanto em relação à educação, quanto ao entretenimento.