V FÓRUM CULTURAL – SAÚDE E CULTURA

A partir de uma ideia brilhante do professor de Educação Física Ranely, num momento oportuno, confirmado pela mobilização do movimento Setembro Amarelo, o Fórum Cultural 2019 do CAOB tratou de SAÚDE E CULTURA – UMA RELAÇÃO ENTRE O CORPO, A MENTE E O ESPÍRITO.

Somos bombardeados por comerciais e programas falando sobre saúde física e nutrição. Artistas e pessoas bonitas desfilam com seus belos corpos, malhados e esbeltos nos programas de tv, novelas e eventos.

A indústria e a mídia cada vez mais nos seduzem com produtos e fórmulas mágicas para conseguirmos o corpo perfeito. Cirurgias estéticas, silicones, lipoaspiração, suplementos e remédios para emagrecer e ou para ganho de massa muscular.

Será que estamos numa corrida ao belo ou ao “corpo de ouro”?

Quanto vale a nossa aparência? Uma bela aparência é sinônimo de saúde e garantia de sucesso?

Onde está a medida equilibrada do sucesso para o corpo, a mente e o espírito?

É óbvio que o assunto vai além da aparência física, é uma questão de bem-estar e saúde. É viver a vida de maneira saudável e com qualidade.

Saúde é a pessoa ter condições biológicas, físicas, psíquicas e sociais de exercer todos os seus direitos como cidadão, e não só a ausência de doença.

A pirâmide CORPO, MENTE e ESPÍRITO é formado por três pilares que se não estiverem em equilíbrio vão, de alguma forma e em algum momento, desmoronar.

Os alunos do 2º ML ( ensino médio), Educação Infantil, 1º PA e 1º PL (ensino fundamental), foram os responsáveis pelas apresentações da abertura.

Vários estandes abordaram temas como:

A importância da alimentação saudável, alimentação alternativa; O poder das terapias no equilíbrio e bem-estar; A dança como terapia; Terapia associada a transtornos infantis; Saúde e prevenção; Direito à saúde; Espiritualidade, fé e religião no combate às doenças; O cérebro e a qualidade de vida; Atividade física na prevenção de doenças crônico-degenerativas; A água e seus benefícios no corpo; Musicoterapia na cura de fobias, medos e ansiedade.

Esperamos que o Fórum possa ter despertado uma nova visão a respeito da saúde e que esse momento possa ser um divisor de águas na vida de todos nós.

Confira mais fotos , também, em  nossa página no facebook   https://www.facebook.com/CAOB2016/