O Santa Maria

11070586_807347306020449_2084717444_oO Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco é unidade Có-Irmã do Colégio Santa Maria e resguarda os Ideais católicos que movem a Arquidiocese de Belo Horizonte e Mariana e todos seus esforços para o desenvolvimento e crescimento do homem. Nosso Ideal é inspirado no Deus revelado por Jesus Cristo, compromissado com o Homem e com seus relacionamentos – tanto com o próprio Deus quanto com seus semelhantes. Daí nosso comprometimento com a dignidade da pessoa humana, à qual nos propomos a servir como instituição escolar.

Orgulhamo-nos de nossa expressão “escola católica”, reflexo direto dessa inspiração e desse compromisso, refletida na identidade de cada Colégio.

E não há outra maneira de exprimir maior atenção com a qualidade do ensino que envolvendo também a esfera da qualidade do próprio ser humano, do momento histórico em que se insere e de um processo de trabalho educativo fiel à sua identidade católica.

Nosso ideal exige qualidade dos conhecimentos, das ciências e dos procedimentos didático-pedagógicos – questão da própria honestidade de uma escola. Exige também um compromisso com a formação da personalidade, a disciplina e o desenvolvimento de hábitos sem os quais o homem se perde e se anula diante da vida:
– agindo segundo seu entendimento e compreensão, e não por impulso inconsciente ou condicionamento, (“visual-auditivo”);
– hábito de ser verdadeiro, sincero, autêntico, assumindo seus pontos de vista e posturas oriundas de seu comportamento consciente;
– O hábito de ser justo, participante e solidário, fazendo deste mundo um lugar melhor para todos;
– O hábito de ser responsável, nunca fugindo ou negando a autoria de seus atos, e inspirando o mesmo comportamento nobre de todos.
Enfim, hábito de ser pessoa e sujeito capaz de decidir e construir – com os dons que Deus lhe deu – a sua própria vida.

E, por tratar-se da construção da vida humana, o hábito que pressupõe a indispensável ajuda ao outro. Não estamos sozinhos, e não somos auto-suficientes. È importante o outro que nos ajuda a ser, que compartilha nossa existência e também precisa de nós.