Arquidiocesano

Home / Arquidiocesano

Histórico do Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco – MG

 

    Em 1976 foi criada, em Ouro Branco, a grande Indústria de Aço: Açominas. A população começou a crescer com a chegada das famílias dos operários. Era Arcebispo de Mariana, o saudoso, Dom Oscar de Oliveira e pároco de Ouro Branco, Padre Vicente Lourenço Jacob. Na ocasião, o Prefeito da cidade era o Sr. Fernando de  Oliveira e Silva.

    Com o crescimento da cidade, sentindo-se a necessidade da criação de um Colégio Católico, um grupo de pessoas dirigiu-se ao pároco, para que esse interferisse junto ao Arcebispo, levando suas aspirações. Ao tomar conhecimento, Dom Oscar de Oliveira, juntamente com o Padre Vicente Lourenço Jacob, dirigiram-se ao Senhor Prefeito solicitando a doação de uma área pertencente à Prefeitura, no Bairro Pioneiros. Sensibilizado, o Prefeito  tomou a causa e, no mesmo ano, foi feita a doação de uma área suficiente para a construção de um Colégio.

    Dom Oscar de Oliveira, logo no início, preocupou-se em procurar uma Congregação Religiosa para dar suporte ao Colégio. Então a Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência, se colocou à disposição aceitando estabelecer em Ouro Branco. Vieram juntar-se à equipe a Irmã Margarida Ferreira, Irmã Conceição Cunha e Irmã Maria Isabel de Faria.

    Nesse tempo, de implantação da Açominas, Dom Oscar aposentou-se e foi eleito para o pastoreio da Arquidiocese Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. Este, ao tomar conhecimento da existência do projeto de Dom Oscar de Oliveira, deu continuidade interessando-se pela construção do Colégio. As obras tiveram início em 1989. Três anos depois, estava pronto o primeiro bloco e foram tomadas as devidas providências legais para a criação do Colégio, com implantação da Educação Infantil e 1ª série do Ensino Fundamental.

    Em 9 de fevereiro de 1992, foi inaugurado o Colégio, com grande alegria da população. O primeiro diretor foi o Padre Vicente Lourenço Jacob, que sentindo a necessidade de um trabalho integrado, procurou o Sr. Padre Antonio Sérgio Palombo de Magalhães, Superintendente do então Sistema Arquidiocesano de Ensino de Belo Horizonte, que atendendo seu pedido foi feita a parceria, com o  Colégio.

    Os anos passaram, o Colégio cresceu e hoje conta com o Maternal, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como o Ensino Técnico Profissionalizante de Nível Médio. Com uma equipe de profissionais, altamente preparados, o Colégio continua sua trajetória.

    O Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco tem como Mantenedora a Fundação Marianense de Educação, cujo presidente é Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana.

Endereço Rua Comendador Carlos Wigg, 245, Pioneiros - Ouro Branco MG CEP 36.420-000 Telefone (31) 3742-1094