Carta aberta aos pais e responsáveis pelos alunos do CAOB – Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco
Ouro Branco, 12 de abril de 2023
Senhores pais e responsáveis,
Ciente dos episódios ocorridos em diversas instituições de ensino, públicas e particulares, no Brasil, o Conselho Administrativo do CAOB – Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco, no intuito de tranquilizar e apaziguar os ânimos dos pais, alunos e da comunidade como um todo, vem a público se manifestar, informar e esclarecer a respeito do que se tem de concreto até o momento.
É certo que os trágicos acontecimentos deram origem a diversas fake news e, com elas, preocupações aos pais que precisam mandar os filhos diariamente para as escolas. Todavia, nesse momento, é necessário que ajamos todos com muita cautela a fim de não propagar o pânico desnecessário que, nessas horas, seria apenas mais um agravante para o mal-estar social.
A Polícia Militar de Ouro Branco intensificou a sua presença em todas as instituições de ensino do município, tanto públicas quanto privadas, através de visitas diárias e monitoramento constante das imediações das escolas no sentido de trazer segurança e conforto a todos. E garante, também, através de seu serviço de inteligência, que as notícias divulgadas, principalmente em redes sociais, tratam-se de fake news que têm o intuito, tão somente, de propagar o pânico e o desconforto entre a população. Tais atos serão rastreados e os responsáveis, quando identificados, serão punidos na forma da lei.
Informamos a todos, também, que existe a Rede de Escolas Protegidas de Ouro Branco. Trata-se de um canal direto entre diretores e vice-diretores das instituições de ensino da cidade e a Polícia Militar, através do qual as escolas poderão apresentar suas demandas específicas e trocar experiências a fim de aprimorar a questão da segurança escolar como um todo.
Gostaríamos de deixar claro que, no CAOB, essa temática é discutida de modo muito sério entre os profissionais de educação e também com os alunos, no formato pedagógico adequado às idades, dentro da sala de aula, em diversas disciplinas.
O CAOB conta, há algum tempo, com um amplo monitoramento interno e externo de câmeras, além de funcionários do setor da disciplina presentes em todas as dependências da escola. Os 3 portões de entrada têm seu acesso restrito e monitorado constantemente. A adoção de medidas de segurança específicas se dará apenas sob a orientação da PMMG, uma vez que a escola, por si só, já é um ambiente seguro para alunos e funcionários.
O CAOB sempre prezou por um trabalho socioemocional com as crianças e adolescentes para a manutenção do bem-estar no ambiente escolar e, nesse momento, todas as atitudes possíveis estão sendo tomadas para garantir a integridade de nossos alunos, física e emocionalmente. Porém, há uma necessidade que os pais, também, estejam efetivamente acompanhando seus filhos no sentido de monitorar, na medida do possível, onde navegam na internet, o que veem e as informações às quais têm acesso.
Neste delicado momento, a parceria entre escola e comunidade se faz necessária e fundamental no intuito de coibir qualquer tipo de veiculação de informações falsas ou que sejam distorcidas e que podem trazer temor e desconforto à comunidade. O CAOB pede a todos que evitem compartilhar informações sem a devida checagem de veracidade.
Por fim, o CAOB deseja que todos se sintam acolhidos nesse momento e, com uma ação coletiva, dentro de nossas possibilidades, retornaremos, brevemente, à normalidade saudável de uma vida escolar plena, em um local onde a única preocupação deve ser o bom convívio e a educação de qualidade.
Cordialmente,
Conselho Administrativo do Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco