O processo de desenvolvimento da criança é visto, nesta proposta, como resultado de interações da criança com seu meio físico e social. Nessa interação, a criança modifica seu ambiente e é por ele modificada, e os resultados são tanto mais relevantes para o desenvolvimento infantil e para a construção do conhecimento quanto mais prazerosa, lúdica e carregada de afeto é a interação.
Crianças brincam.
Com simplicidade e alegria divertem-se e aprendem, descobrindo o mundo a cada instante. Observam tudo atentamente. Experimentam e questionam, movidas por uma irrefreável curiosidade.
Cada palavra é um novo mundo, cada experiência um novo horizonte a ser explorado. Tudo é diversão, inclusive o próprio aprendizado. No COLÉGIO SANTA MARIA as crianças são tratadas como devem ser: como as sementes do futuro. Nelas depositamos as esperanças e anseios por um mundo melhor.
É nosso dever zelar para que cresçam fortes, sadias, e aptas aos novos desafios que virão. Mais do que isso: é preciso prepará-las para serem o próprio futuro, através da experimentação e vivência da moral, da ética, da fraternidade, amizade e responsabilidade. Acima de tudo, respeitando o tempo e as diferenças individuais de cada uma, com muito afeto e carinho.
Assim, como uma pequena semente, ela crescerá alegre, divertindo-se, moldando e modificando o mundo – construindo um futuro melhor, de afeto, amizade, compreensão e tantos outros valores tão escassos e raros nos dias de hoje.
Colégio Santa Maria – compromisso com o futuro.
Como os animais ensinam seus filhotes a caçar ou a voar, os seres humanos também precisam de tutores, de orientadores, que lhes indique o caminho, mostrando o possível e fazendo-os desejar o impossível.
No Colégio Santa Maria orientamos nossos inquietos aprendizes no início de sua vida social, fortalecendo relações de amizade e fraternidade, ao mesmo tempo em que ensinamos e valorizamos a ética e a integridade, tão importantes na formação do caráter de nossos futuros cidadãos.
Uma atenção especial é dada ao desenvolvimento das potencialidades pessoais da cada criança, incentivando-as a descobrir e experimentar, (ações primordiais do processo de descoberta do mundo), sem podar suas capacidades e iniciativas – apenas direcionando-as e incutindo o hábito do “fazer e pensar sobre”.
No Colégio Santa Maria as crianças são tratadas como tal: o futuro do mundo e o depósito de todas nossas esperanças.
As crianças aprendem rápido. Suas experiências e vivências originam o hábito de questionar e criticar, ampliando seus horizontes e alargando fronteiras. E então elas se tornam jovens.
Para o Colégio Santa Maria o Ensino médio representa a etapa final da Educação básica, onde deve ocorrer a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental.
Nesta etapa se dará a preparação básica para o trabalho e a cidadania do aluno, para que este continue a aprender de modo a se adaptar com flexibilidade às novas condições de ocupação ou em busca de aperfeiçoamentos posteriores.
É no ensino médio que ocorre o aprimoramento do aluno como pessoa humana, ocorrendo sua formação ética e florescendo sua autonomia intelectual e de pensamento crítico. Nesta fase do aprendizado é que o aluno do Colégio Santa Maria inicia-se na compreensão de fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, em cada face do conhecimento.
Copyright © 2022 Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco. Desenvolvido por Agência Quista - Criação de Sites BH.